Título: Nota do Conselho Municipal de Saúde de Bambuí
Tipo: COVID19Data: 07/05/2020

Objeto:


Nota do Conselho Municipal de Saúde de Bambuí

 

O Conselho Municipal de Saúde de Bambuí, face à pandemia do COVID-19, informa que suas atividades foram suspensas por tempo indeterminado.

Tal deliberação tem seu fundamento no Decreto Municipal nº 2165 de 18 de março de 2020, que decretou situação de emergência em saúde pública no Município de Bambuí, devido ao surto de doenças infecciosas virais, estabeleceu medidas de prevenção e enfrentamento diante da possibilidade de contaminação, conforme orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS),  que  indicam o distanciamento social, isolamento, quarentena, dentre outras, como forma de prevenção, com vistas a preservar a saúde e bem estar de todos.

Igualmente, fica suspensa a eleição para a nova formação do Conselho Municipal de Saúde gestão 2020/2023, pelo período de 60 (sessenta dias), podendo ser prorrogado, se necessário.

Reforçamos ainda que as medidas de precaução nesse momento de pandemia são essenciais. Recomendamos que, se puder, fique em casa, evite aglomerações, façam o uso de máscaras ao sair de casa, lave as mãos com água e sabão, se não for possível lavá-las, use álcool em gel. Sigamos as recomendações da Secretaria Municipal de Saúde para o bem maior da população.

O Conselho Municipal de Saúde de Bambuí encontra-se à disposição da população bambuiense.

Portaria n °2.887 de 28 de abril de 2020

Título: Prefeitura publica decreto detalhando flexibilização da abertura do comércio
Tipo: COVID19Data: 30/04/2020

Objeto:


Prefeitura publica decreto detalhando flexibilização da abertura do comércio

 

A Prefeitura de Bambuí publica no dia 30 de abril o Decreto nº 2175 em que detalha a flexibilização do funcionamento do comércio no município no período de pandemia do coronavírus.

Título: Câmara do COVID 19 propõe distanciamento social seletivo
Tipo: COVID19Data: 27/04/2020

Objeto:


Câmara do COVID 19 propõe distanciamento social seletivo

 

A Câmara Técnica de Enfrentamento ao COVID 19 decidiu em sua segunda reunião pela adoção do distanciamento social seletivo preconizado pelo Ministério da Saúde e pela flexibilização da abertura do comércio em Bambuí. As medidas seguem as orientações dos órgãos superiores da Saúde uma vez que o município não tem nenhum caso de COVID 19.

O distanciamento social seletivo mantém isolados os grupos de maior risco como os idosos e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, ou condições de risco, como obesidade e gestação de risco. A flexibilização do funcionamento do comércio deve seguir as recomendações da saúde e do decreto municipal publicado no dia 27 de abril.

Abaixo segue a decisão da Câmara Técnica de Enfrentamento ao COVID 19.

Título: Prefeitura flexibiliza abertura do comércio em Bambuí
Tipo: COVID19Data: 27/04/2020

Objeto:


Prefeitura flexibiliza abertura do comércio em Bambuí

 

A Prefeitura de Bambuí publica um novo decreto que flexibiliza o funcionamento de atividades comerciais no município neste período de pandemia do coronavírus e as medidas entram em vigor a partir do dia 28 de abril. Está permitido o retorno das atividades os estabelecimentos comerciais desde que atendam as determinações de prevenção ao coronavírus, como uso de máscaras, álcool e distanciamento. O horário de funcionamento do comércio de atividades não essenciais será de 10 às 16h, de segunda a sexta-feira.

Título: Decreto estabelece uso de máscara em Bambuí
Tipo: COVID19Data: 20/04/2020

Objeto:


Decreto estabelece uso de máscara em Bambuí

 

A Prefeitura de Bambuí publica um novo decreto, nº 2.172 estabelecendo o uso obrigatório de máscara e restringe o acesso de clientes em estabelecimentos comerciais, bem como autoriza o funcionamento de estabelecimentos essenciais aos domingos em razão do enfrentamento da situação de calamidade pública em saúde decorrente da pandemia de coronavírus. O uso obrigatório de máscaras é nos estabelecimentos de primeira necessidade.

Título: Decreto nº2171
Tipo: COVID19Data: 13/04/2020

Objeto:


A Prefeitura de Bambuí publica em seu site oficial um novo decreto, nº 2171, sobre o funcionamento do comércio neste período de pandemia do coronavírus. Pelo decreto continua a recomendação do isolamento social e o comércio que não seja de primeira necessidade mantém fechado. Podem funcionar com restrições no atendimento a supermercados, mercearias, açougues, restaurantes, oficinas mecânicas e estabelecimentos afins, lanternagens, hotéis, motéis, óticas e sorveterias. Fica recomendado ainda para estes estabelecimentos o uso de máscaras, álcool gel e o cumprimento das recomendações do Ministério da Saúde.

Título: Ponto facultativo da semana santa
Tipo: COVID19Data: 06/04/2020

Objeto:


Ponto facultativo da semana santa

 

A Prefeitura de Bambuí decreta ponto facultativo no dia 9 de abril, quinta-feira, em virtude das comemorações da semana santa e feriado nacional em comemoração a Paixão de Cristo, dia 10, sexta-feira. O ponto facultativo da quinta-feira, dia 09, segue também a recomendação do Ministério da Saúde de isolamento social em decorrência do coronavírus, COVID19.

O decreto prevê o ponto facultativo no dia 09 de abril, em todas as repartições públicas municipais, mantendo-se os serviços essenciais nas áreas de saúde, limpeza pública, segurança e estradas de rodagem em escala de plantão.

Título: Mudança no horário de funcionamento de supermercados
Tipo: COVID19Data: 26/03/2020

Objeto:


Mudança no horário de funcionamento de supermercados

 

A Prefeitura de Bambuí publica um decreto estabelecendo o horário de funcionamento dos supermercados, mercados e vendas no município em razão do enfrentamento da emergência de saúde decorrente do coronavírus. O horário foi estabelecido pelos comerciantes em acordo com a ACIB e será de segunda a sábado de 7 às 19h e não haverá funcionamento aos domingos.

Título: Saúde e PM juntas para prevenção ao coronavírus
Tipo: COVID19Data: 22/03/2020

Objeto:


Saúde e PM juntas para prevenção ao coronavírus

 

Algumas pessoas em Bambuí resistem em cumprir as determinações expedidas pelos Governos Federal, Estadual e Municipal e pela Organização Mundial de Saúde, de quarentena, de isolamento domiciliar, fechamento de estabelecimentos comerciais e suspensão de cultos, reuniões e eventos religiosos em decorrência da pandemia do coronavírus. Desta forma a Prefeitura de Bambuí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da Polícia Militar fará cumprir a lei e ordem judicial, estando os infratores sujeitos a prisão e multa.

Por fim, esclarece que denúncias podem ser feitas diretamente através do 190.

Confira a liminar.

Título: Prefeitura publica novo decreto para prevenção ao coronavírus
Tipo: COVID19Data: 20/03/2020

Objeto:


Prefeitura publica novo decreto para prevenção ao coronavírus

 

A Prefeitura de Bambuí publica um novo decreto de situação de emergência em saúde pública estabelecendo medidas de prevenção e enfrentamento a pandemia do coronavírus no município. O objetivo é evitar aglomerações e seguir a recomendação de isolamento social para evitar a infestação pelo vírus.

Neste decreto ficam suspensas as aulas por tempo indeterminado e suspensos os alvarás de funcionamento do comércio, com exceção para supermercados. farmácias, açougues, mercado de frutas e verduras, clínicas veterinárias e venda de alimentação para animais, padarias, postos de combustíveis, laboratórios, hospitais, lojas de material de construção, hotéis e pousadas.

Outros detalhes do decreto podem ser conferidos no site da Prefeitura, www.bambui.mg.gov.br

Título: Prefeito faz novas recomendações sobre o coronavírus
Tipo: COVID19Data: 20/03/2020

Objeto:


Prefeito faz novas recomendações sobre o coronavírus

 

O prefeito Olívio Teixeira faz novas recomendações de medidas a serem adotadas em Bambuí sobre o coronavírus.

Ouça o áudio:

Título: Bambuí decreta situação de emergência em decorrência do coronavírus
Tipo: COVID19Data: 18/03/2020

Objeto:


Bambuí decreta situação de emergência em decorrência do coronavírus

 

A Prefeitura de Bambuí decreta situação de emergência em saúde pública em razão da pandemia de coronavírus e para o estabelecimento de medidas de prevenção da população. Apesar de não haver nenhum caso suspeito e nem caso confirmado o decreto foi acertado em comum acordo com representantes do executivo, da área de saúde, do legislativo, do judiciário, da segurança pública e do comércio.

A Prefeitura pede encarecidamente à população bambuiense que acatem as recomendações descritas no decreto como uma forma de prevenção ao coronavírus. A Secretaria Municipal de Saúde está atenta e acompanhando as decisões do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde para impedir o avanço do vírus.

Dentre os artigos do decreto estão suspensas a realização de eventos de qualquer natureza e aos bares, restaurantes e academias a recomendação de redução de 30% da capacidade máxima, manutenção de distância mínima de 2 metros entre as mesas e a suspensão da colocação de mesas e cadeiras fora do recinto.

Título: Atividades do COPEM suspensas devido ao risco do coronavírus
Tipo: COVID19Data: 17/03/2020

Objeto:


Atividades do COPEM suspensas devido ao risco do coronavírus

 

O Complexo Popular Esportivo Municipal, COPEM, ficará com suas atividades suspensas do dia 18 ao dia 23 de março devido a pandemia do coronavírus. A decisão segue a recomendação dos órgãos de saúde para evitar aglomerações e assim reduzir o risco de propagação do vírus.

As aulas de natação, hidroginástica, de esporte e as atividades nas quadras poliesportivas estão suspensas temporariamente. No dia 23 será realizada uma nova reunião para discutir novas ações de prevenção ao coronavírus.

A Prefeitura de Bambuí pede a compreensão e a colaboração da população neste período de perigo e risco de contaminação porque passa o Brasil, Minas e Bambuí.

Faça a sua parte para evitar a propagação do coronavírus, faça uma boa higienização.

Título: Prefeitura suspende aulas na rede municipal devido ao Coronavírus
Tipo: COVID19Data: 16/03/2020

Objeto:


Prefeitura suspende aulas na rede municipal devido ao Coronavírus

 

A Prefeitura de Bambuí decidiu pela suspensão das aulas na rede municipal do dia 18 ao dia 23 de março em decorrência da pandemia do Coronavírus, Covid19. A decisão do município segue a orientação do Estado e aguarda os novos rumos que a doença deve tomar em Minas Gerais e no Brasil para novas determinações.

Em Bambuí não há caso confirmado e nem caso em investigação do Coronavírus. A decisão foi tomada como precaução e em uma reunião com a participação do prefeito Olívio Teixeira, da secretária de Educação, Luciene Rezende, do presidente da Câmara Municipal, Luciano Gontijo e dos vereadores Andersom Miguel e Pedro Renato e de representantes das escolas.  

Os professores municipais vão repassar aos alunos os cuidados que eles devem ter com a higiene e evitar aglomerações para não serem infectados pelo vírus. A Prefeitura pede a compreensão dos pais e responsáveis e que a decisão foi tomada como prevenção, como recomendam as autoridades de saúde do Brasil e da Organização Mundial de Saúde.

Título: NOTA INFORMATIVA SOBRE O CORONAVÍRUS
Tipo: COVID19Data: 16/03/2020

Objeto:


NOTA INFORMATIVA SOBRE O CORONAVÍRUS

 

 

A Prefeitura Municipal de Bambuí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, torna público para toda população que, apesar de não haver nenhum caso suspeito ou confirmado do novo CORONAVÍRUS (Covid 19), os preparativos para atendimentos e protocolos de contenção já estão sendo implantados, tais como aquisição de materiais e treinamentos da Equipe de Saúde, ressaltando que hábitos de higiene comum constituem os meios mais efetivos de combate à infecção pelo vírus, tendo em vista que, até a presente data, não há vacina para prevenção do CORONAVÍRUS.

A melhor forma de prevenção é evitar a exposição à doença, devendo ser adotadas as seguintes medidas:

  • Cobrir a boca e nariz durante a tosse e espirro, usando o braço flexionado como proteção;
  • Lavar as mãos com água e sabão após tossir e espirrar;
  • Lavar frequentemente as mãos após contato direto com pessoas doentes ou antes de se alimentar;
  • Usar lenço descartável para higiene nasal;
  • Manter ambientes ventilados;
  • Evitar visitas a idosos acima de 60 anos de idade, por ser o grupo de maior risco de contrair a doença;
  • Evitar tocar os olhos, nariz e boca sem higienizar as mãos;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal tais como talheres, pratos, copos, garrafas e aparelhos celulares;
  • Evitar locais com aglomeração e superlotação de pessoas e
  • Evitar viagens para locais onde exista caso confirmado ou suspeito de infecção pelo CORONAVÍRUS (Covid 19)

 

A situação é de monitoramento, controle e disseminação de informações corretas, que serão transmitidas e divulgadas através portais oficiais de notícias da Prefeitura Municipal, bem como através dos serviços de saúde e mídia local.

 

 

Atenciosamente,

 

 

Olívio José Teixeira

Prefeito Municipal

 

Adriana Michele Gonçalves Silva

Secretaria Municipal de Saúde