Tribunal de Contas aponta recorde em investimentos na saúde em Bambuí

Tipo: COVID19Data: 27/07/2020

Objeto

Tribunal de Contas aponta recorde em investimentos na saúde em Bambuí

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Bambuí divulgou hoje (27) os dados mais atualizados sobre investimentos em saúde no município, segundo o Tribunal de Contas do Estado (TCE). Só no primeiro bimestre da pandemia (março/abril), cerca de 34% da arrecadação foi direcionada para a área. Para se ter uma ideia do fluxo de investimentos, em comparação, por exemplo, com os anos de 2013 a 2016, houve um aumento de cerca de 60%, no mesmo período.

Os dados gerais também mostram como a atual administração municipal tem priorizado a área de saúde. Conforme explicou a secretária Adriana Gonçalves, mesmo o Tribunal de Contas obrigando que apenas 15% sejam gastos com saúde, desde o início do mandato dele, o prefeito Olívio Teixeira (PSB) determinou que mais recursos fossem aplicados e, sobretudo, de forma correta, transparente e honesta. “Nossa média, mesmo antes da pandemia, já beirava os 25%, um crescimento significativo quando comparado a outros anos e mandatos, onde os investimentos eram bem menores”, comentou a secretária.

A Secretaria de Saúde ainda informou que recebeu significativos recursos para combate e prevenção ao Covid-19 no último dia 16 de julho e que, imediatamente, procedeu com os processos licitatórios e trâmites legais, obedecendo as mais rigorosas normas de fiscalização do dinheiro público. A expectativa é que a partir dessa semana, outros investimentos sejam feitos, sobretudo para aqueles cidadãos de menor renda, os mais afetados pela pandemia.

Confira o gráfico


ANEXOS