Brasão da Prefeitura de Bambuí

Novos conselheiros tutelares de Bambuí tomaram posse nesta quarta-feira

Novos conselheiros tutelares de Bambuí tomaram posse nesta quarta-feira

 

 

A Prefeitura Municipal de Bambuí realizou, nesta quarta-feira, 10, a cerimônia de posse dos novos conselheiros tutelares, para o mandato de 2024-2028.

 

A solenidade, que aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, começou às 15h.

 

Os conselheiros empossados foram: Leci dos Reis Bonifácio, Jaine Barbosa de Oliveira, Carina das Graças Cypriano, Amanda Aparecida Campos e Rosilene Antônia Sifuentes Oliveira. A conselheira tutelar Jaine, não compareceu, devido ao falecimento de seu pai.

 

O evento contou com a presença, além dos conselheiros empossados, do prefeito; da primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social; dos representantes das secretarias municipais da Fazenda, de Governo, da Saúde e da Educação e Cultura; do Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG; de diretores ou representantes das escolas CIEP Padre Mario Gerlin, Macionília Montijo, Açudinhos e Dulcinéa Gomes Torres; da Creche Sudária Vieira Martins (Vovó Sudária); da Associaçao dos Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE; da Associação Olga Chaves de Miranda Cardoso – Rocinha; do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS; do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – CMDCA; representantes da sociedade civil e demais autoridades.

 

 

A mesa das autoridades foi composta pelo Juiz de Direito da Comarca de Bambuí, Dr. Pedro dos Santos Barcelos; Olívio José Teixeira, prefeito municipal de Bambuí; Marília Nádia Coutinho Teixeira, primeira-dama e secretária municipal de Desenvolvimento Social e por Jéssica Lorena Chaves Ribeiro Gomes, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

 

Durante a solenidade, o ex conselheiro tutelar, Augusto Campos da Silva, fez uma breve explanação sobre a sua experiência e contribuição durante os oito anos no Conselho Tutelar.

 

O prefeito Olívio agradeceu a todos os presentes e desejou boa sorte e bom trabalho aos conselheiros tutelares, reforçando o apoio da Prefeitura Municipal ao Conselho Tutelar.

 

 

A mestre de cerimônias foi Hortênsia Duarte.

O pleito para o cargo ocorreu no dia 1º de outubro, e 05 candidatos foram eleitos para o Conselho Tutelar.

Cerca de 30 mil conselheiros tutelares tomaram posse nesta quarta-feira, nos mais de 5,5 mil municípios brasileiros.

As eleições de outubro utilizaram, pela primeira vez em todo o território nacional, as urnas eletrônicas, por meio de uma parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além disso, graças a uma intensa campanha de comunicação, a mobilização resultou no comparecimento de mais de 3 milhões de pessoas às urnas, número que representa aumento de 25,8% na participação de eleitores das capitais do país, em relação ao pleito ocorrido em 2019.

 

O órgão foi criado para garantir que a sociedade e as autoridades cumpram o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), assegurando os direitos à sobrevivência, ao desenvolvimento pessoal e social e à integridade física, psicológica e moral.

 

O conselho é acionado nos casos em que crianças e adolescentes estejam em situação de risco pessoal ou social, como abandono, exploração sexual, trabalho infantil, violência, negligência, crueldade ou discriminação.

 

 

Contatos

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Rua Antero Tôrres, nº 215 – Centro

Tel.: (37) 3431-1691 / 3431-0873

E-mail: [email protected]

 

Conselho Tutelar

Rua Padre José Tibúrcio, nº 215 - Bambuí Shopping – Sala 19

E-mail: [email protected]

Tel.: (37) 3431-5230 / 3431-0870

 

Por Irlei Rosa Bernardes – Secretário Executivo do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Bambuí (CMDCA)