Prefeitura vai recolher pneus usados

• 07/02/2020

Prefeitura vai recolher pneus usados

A Prefeitura de Bambuí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico e Rural, iniciou uma campanha de recolhimento de pneus não utilizados mais, nas oficinas e borracharias da cidade. Esta iniciativa ajuda ao meio ambiente e à saúde dos bambuienses eliminando focos do mosquito da dengue. Já foram recolhidos mais de 70 pneus.

A gerente de Meio Ambiente, Nátila Carvalho Pereira, visitou oficinas e borracharias explicar a importância da destinação adequada dos pneus inservíveis, tanto para o meio ambiente quanto para a saúde da população. Muitos pneus são descartados em locais inadequados, em espaços públicos, causando poluição ao meio ambiente e também acumulando água, aumentando os índices de reprodução do mosquito da dengue.

Sendo assim, a Prefeitura preocupada com os riscos para a população e o meio ambiente firmou uma parceria com a Embrader, Empresa Brasileira de Destinação de Resíduos, de Formiga. A empresa é responsável por dar a destinação correta aos pneus usados, através de diversas aplicações como na construção civil, pois o pneu é uma boa liga para o concreto ecológico.

Essa parceria com a Embrader é colaborativa, a empresa vem recolher em Bambuí os pneus sem custo para o município, ou seja, o município doará os pneus para a empresa. Assim, a Secretaria de Meio Ambiente irá recolher os pneus uma vez por mês em cada oficina e borracharia que queira participar da campanha e armazená-los em local fechado até o recolhimento pela Embrader. Sete empresas bambuienses, entre oficinas e borracharias, vão participar inicialmente da campanha. Qualquer empresa que queira participar pode entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone 3431-5494 e passar as informações, como nome, telefone e endereço, para a que a secretaria possa recolher os pneus que não servem mais.