Mamógrafo será inaugurado em Bambuí

• 13/02/2020

Mamógrafo será inaugurado em Bambuí

A Prefeitura de Bambuí vai inaugurar nesta sexta-feira, às 9h, o aparelho de mamografia instalado na Policlínica Adélia Cardoso. Agora as bambuienses poderão fazer o exame de prevenção ao câncer de mama sem ter que sair de Bambuí.

Até hoje os exames de mamografia eram oferecidos em parceria com outros municípios e a Prefeitura levava os pacientes para este procedimento. Agora os exames serão feitos em Bambuí e as pessoas que necessitam, conforme indicação médica e faixa etária, terão que passar pelo médico da UBS para comprovar a necessidade e encaminhar o pedido de mamografia.

Os exames serão realizados com todos os cuidados necessários e exigidos em uma sala preparada especialmente para evitar a contaminação pelo material usado no procedimento. O pessoal que fará o exame já foi capacitado. O aparelho de mamografia foi conseguido por meio de uma emenda parlamentar do deputado Lafayette Andrada com o pedido do vereador Robson Frazão.

A Prefeitura teve de fazer um alto investimento para a instalação e funcionamento do aparelho de mamografia. Foi necessária a preparação de uma sala especial com os cuidados para evitar vazamento de material radioativo e uma série de cuidados exigidos pela Vigilância Sanitária e pelo Corpo de Bombeiros. O local do mamógrafo e o aparelho passam por constantes vistorias destes dois órgãos fiscalizadores.