Esclarecimento sobre castração de cães e gatos em Bambuí

• 26/06/2020

Esclarecimento sobre castração de cães e gatos em Bambuí

A Prefeitura de Bambuí vem através desta nota justificar a ausência de mutirões de castração no munícipio desde 27/02/2019.

Inicialmente reforçamos que mutirões de castração realizados de forma isolada não tem efeito a longo prazo e contribuem muito pouco para a redução de animais errantes. O Conselho Federal de Medicina Veterinária, CRMV MG, juntamente com ONG’s de Proteção Animal entende que os municípios devem realizar Programas de Controle Populacional de Cães e Gatos e não somente mutirões de castração. Estes programas envolvem outras ações além da castração, como conscientização da população sobre a posse responsável de animais, divulgação sobre a importância das zoonoses (doenças que podem ser passadas dos animais para os humanos) e incentivo à adoção de animais.

Sendo assim o município de Bambuí protocolou junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV MG) um Projeto de Controle Populacional de Cães e Gatos em 12/11/2019 (Protocolo 5516/19).

Em 20/02/2020 foi publicada a Resolução nº 367, de 26/08/2019, do CRMV MG. Esta resolução normatiza os procedimentos de contracepção de cães e gatos, e qualquer município que esteja realizando suas castrações sem um projeto aprovado no CRMV MG está descumprindo esta legislação.

O projeto de Bambuí já está em fase final de aprovação, inclusive está aberto o processo licitatório nº 067/2020, que visa a contratação de profissionais para realizarem castração de cães e gatos no município, o cadastramento de clínica veterinária para atendimento de emergências, o aluguel de carro apropriado para o transporte dos animais e também os serviços de análise laboratorial para triagem de animais. Atendendo a rigor a Resolução nº 367, de 26/08/2019, do CRMV MG.

Finalizamos reforçando que o projeto de Controle Populacional de Cães e Gatos do município de Bambuí seguirá à risca todas as legislações existentes sobre o tema, e nele estão previstas parcerias com as ONG’s do município, com protetores individuais de animais e com o IFMG- Campus Bambuí. A Prefeitura Municipal de Bambuí quer sim realizar a castração de cães e gatos, porém de maneira correta, respeitando o bem estar animal e todas as legislações vigentes.

O compromisso da Prefeitura de Bambuí não é somente castrar um determinado número de animais dentro de um determinado prazo. O compromisso é realizar um efetivo controle populacional dos animais dentro do município, respeitando o bem estar animal.

Caso tenham curiosidade segue o link para a Resolução no. 367, de 26/08/2019, do CRMV MG: http://www.crmvmg.gov.br/ARQUIVOS/Resolucao-367-19.pdf

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico e Rural