Alerta contra a dengue

• 16/01/2020

Alerta contra a dengue

Índice de alerta para infestação de Dengue em Minas Gerais. O sol muito forte, as chuvas passageiras e as altas temperaturas são fatores propícios para o aumento dos insetos e principalmente do Aedes aegypti, o transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. E Bambuí, assim como centenas de cidades mineiras estão com um alto risco de infestação do mosquito, foram registrados quatro notificações e um caso de dengue confirmado neste ano.

No primeiro Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti, LIRAa, feito entre os dias 6 e 9 de janeiro, o índice chegou a 11,7%, considerado de alto risco para infestação. A recomendação do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde é de alerta e orientações para que a população participe ativamente eliminando os possíveis focos do mosquito.

Portanto, os moradores devem redobrar os cuidados em suas residências, quintais e lotes para eliminar locais que possam acumular água.